sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Sigam-me os bons ( aprendendo a usar feeds)




Eu nunca entendi como alguém que usa internet todos os dias, durante várias horas seguidas, não faz noção do que eu estou falando ao citar tecnologias e ferramentas como podcast, feeds, RSS, microblog. Também sinto muito medo quando alguém diz não gostar do GMail, que preferem hotmail ou bol! Fica demonstrado que os usuários vivem apenas da tríplice Orkut-MSN-eMail. É uma espécie de analfabetismo funcional, um incluído-excluído digital. Mas hoje quero mostrar pra você que algumas coisas da vida de um nerd podem ser de grande utilidade para pessoas normais, como usar um agregador de feeds, por exemplo, e otimizar o seu uso da rede.

Estou tentando levar o projeto do blog com seriedade. O desejo é que ele se torne um espaço de expressão e debate, sobre temas que mais chamam minha atenção e acredito ser interessante para meus amigos. Por mais que sejam posicionamentos bem pessoais eles são feitos com compromisso e critério. Não adiantaria ter esse trabalho se ninguém for ler ou comentar, tem que ter interação e integração com o leitor. Para instrumentalizar e possibilitar esse desejo é que escrevo esse post para te apresentar um aplicativo maravilhoso: GOOGLE READER. Sabe aquelas coisas boas que você deseja que todo mundo saiba e tenha? Está aqui uma delas.

Pensei em qual seria a relevância de escrever mais um texto sobre este tema, são muitos publicados e alguns realmente bons. Mas a resposta foi simples: se a pessoa não conhece o tema jamais irá pesquisar sobre. Então, que este texto sirva ao menos como um prefácio para que tu possas começar usar as ferramentas e depois pesquisar mais.

Talvez a forma que eu escolhi seja pouco didática, mas preferi jogar você logo de cara no programa e depois explicar. Vamos tentar um passo-a-passo?

1.Faça uma Conta Google, caso ainda não tenha. Se você tem GMail ou Orkut já tem uma Conta Google. Se não tem GMail é deficiente mental, se não tem Orkut é por que não consegue ter relações sociais saudáveis.
2.Acesse o site do Google Reader, faça o login no aplicativo e não mecha em nada por agora.
3.Aqui no blog, no menu barra lateral tem este ícone
, clique sobre ele. O ícone também está pressente na barra de endereços do Firefox e na barra de abas do Explorer. Como você nunca se perguntou pra que servia isso?
4.Na pagina que abrir clique sobre o ícone do Google Reader

5.Na pagina seguinte escolha a segunda opção “ADD TO GOOGLE READER”
6.Agora você vai estar na interface do Google Reader e todos os últimos post deste blog estarão lá!
7.VOCÊ ACABOU DE ASSINAR O FEED DO MEU BLOG!
8.Se você leu até aqui e não fez o passo-a-passo larga a preguiça, volte e faça! Juro que vai valer a pena.

Tudo bem Társis, já fiz tudo que você falou. Mas pra que diabos serve isso?

Serve para revolucionar a forma que você busca e consome informação na internet. Sabe aquele blog que você sempre entra pra ver se tem novidade, aquele site que é super importante para seu trabalho ou estudos? Você tem outros amigos que escrevem em seus bloguinhos e fica rezando pra que alguém leia? POIS ENTÃO, de hoje em diante não vai perder mais nenhum lance do que acontece nesses lugares, nenhum dos seus amigos vai escrever sem que você saiba, nenhuma notícia irá escapar do seu conhecimento. Pense como isso pode aumentar sua produtividade, conhecimento e atualização sobre vários assuntos!

AGORA, visite seus sites e blogs prediletos e ASSINE OS FEEDS. A partir desse momento você não vai precisar ficar navegando em sua lista de favoritos tentando lembrar quais os endereços você não visitou essa semana, nem mesmo se preocupar se deixou de ler algo naquele site importante ou se tal blog ta rolando coisa nova.Você só vai precisar visitar um lugar, O GOOGLE READER!

Dica: Quando assinar/seguir/subscrever/inscrever em um feed de um site e lhe for apresentado uma lista de opções escolha SEMPRE a opção ATOM. Caso não tenha a opção de atom dê preferência a essa ordem: RSS 1.0, RSS 2.0 e, se não tiver outro jeito, RSS 0.9.

Quer saber mais?
Sobre Feeds, RSS e ATOM

Como usar o Google Reader

http://www.google.com.br/


Dúvidas? Comente no post, mande e-mail ou fale comigo pela janelinha do google talk na barra lateral, se eu estiver online.

19 comentários:

wille disse...

também já tive muita vontade de escrever um post sobre isso. Orkut acaba sendo um curral tecnológico de onde um monte de "incluídos digitais" quase não sai.

tu usa twitter ou jaiku? se usar jaiku, larga isso logo e vem pro twitter!!!

twitter.com/willee

Mara Lú disse...

Aí garoto! Tá colado no teclado, hein! Gostei das informações, continue mandando, adoro aprender.

paulo victor disse...

É uma ferramenta e tanto, sobre a qual já tinha ouvido - e até lido - algumas boas coisas, porém, não utilizo. Foi por preguiça mesmo. Em minha opinião de leigo incluído-excluído digital, temos um texto de grande valor. Parabéns por ele e também pelo gás no velho projeto Blogspot: uma razão a mais para quebrar a inércia proto-intelecto-literária e contribuir com alguns caracteres nos PetaBytes/hora do Pai Google de PAGE e BRIN.

Jarbas disse...

conheço gente que nem sabe o que é o google.

Cynara Figueiredo disse...

Eu, usuária que vivia da “tríplice Orkut-MSN-eMail”... “uma espécie de analfabetismo funcional, um incluído-excluído digital”... acabei “DE ASSINAR O FEED DO" SEU BLOG e revolucionei a minha vida!!
uhauahuahauhauahuahau
Adoreiiiii, Tau!!!!!!!!
Sempre me incluindo nas revoluções digitais!!!
Bjoooooooo

Társis Valentim disse...

willie: o fato de ser googlista fundamentalista não me impediu de visitar o twitter e constatar que o jaiku é um sistema muito melhor. só falta a galera criar coragem de largar o twitter no qual estão mais tempo e tal... quase aquele dilema que sofremos ao trocar o windows por um linux.

Mara: suas visitas por aqui são sempre muito importantes. nada melhor que um olhar profissional sobre minha caminhada blogueira

PV: larga a preguiça. a de usar ferramentas legais bem como a de escrever no seu blog!

jarbas: ainda bem que eu não conheço.

Cynara: apesar de a revolução ano estar em assinar meu blog, esse foi um bom começo! hahaha . espero que seu google reader em pouco tempo fique repleto sites legais e importantes pra sua vida, mas que sempre o meu esteja por lá. hehehehe

TEAGO S. A. disse...

já li
ja pesquisei
mas ainda não tive a curiosidade ou interesse de mexer

MANS / ANDRÉ disse...

eu fiz
será q deu certo
sou meio burrinho pra essas coisas

Diógenes de Souza disse...

Pois é, tem muita gente que não sabe o que é feed (apesar de se falar muito nesta palavra) e ninguém se presta a explicar, pois acredita que é muito óbvio. Mas o óbvio, antes de sê-lo, atmbém jpa foi desconhecido. Muito bom o texto. Sucesso no Blog. Abs.

Rafael Coveiro disse...

boa társis
gostei do termo incluídos-excluídos digitais
aehuauae
tem gente que acha que a web funciona apenas pra msn/orkut

Rayanna disse...

Tá. Eu sei que sou uma excluída-incluída digital, e a carapuça serviu no termo 'tríplice Orkut-MSN-eMail'
'Se não tem GMail é deficiente mental' ... tá, não precisa ofender!
Se bem que acho que não sou mais deficiente, depois que fui praticamente OBRIGADA a fazer minha conta.

Ah, e já me incluí em todas essas 'coisinhas' sugeridas aí. Não tô afim de levar mais bronca..rs

:*

Saulo disse...

Interessante.
Pesquisarei mais sobre os 'feeds' e funcionalidade.

Rick disse...

Excelente artigo, muito bem escrito, completo! Eu gosto de blogs assim, levados a sério.

Abraços.

Kamilla disse...

isso não aparece no Google Chrome, e como não uso o Monzila (sim, o google chrome é melhor!) não sei como fazer. mas quando eu tiver com paciência para abrir o monzila eu adiciono o feed =D

Társis Valentim disse...

Kamilla,

o google chrome realmente tem o melhor sistema. mas ele não está estável suficiente pra o uso HARD que eu faço.

utilizei ele durante duas semanas como navegador padrão e ele me deixou na mão algumas vezes. então voltei para o firefox.


pra você assinar o feed usando o chrome é só clicar no ícone dos feeds na barra lateral do blog.

quando o chrome sair do beta não vai ter pra ninguém. mas acho que isso não acontece ainda esse ano.

estrela no abismo do espaço! disse...

você não devia tentar prever tanto.

Társis Valentim disse...

Estrela,

é porque nem sempre é fácil controlar meus poderes mágicos.

hehehehe

gracielly87 disse...

adoreeeeeeeeeei

Parabéns pela iniciativa de alfabetização digital
huahuahhuahuahuha

Monica disse...

...ui, filho de peixe, peixinho não é...hehehehe...