quarta-feira, 21 de maio de 2008

INFO Online - Internet Buzz - Blog da Sandra Carvalho – Enviado usando a Barra de ferramentas Google

INFO Online - Internet Buzz - Blog da Sandra Carvalho

Sites de legendas, caso de polícia?


Deu na Folha de S.Paulo de hoje, na coluna da Monica Bergamo: a PF vai disparar uma blitzkrieg contra os sites de legendas, geralmente legendas de seriados americanos.

 Bem, a luta contra o crime organizado, os traficantes e os corruptos deve estar indo muito bem, para a PF ter tempo de se voltar contra redes online de jovens tradutores que se unem para legendar em horas seriados baixados da internet porque demoram séculos para passar no Brasil.

 As chances de a ofensiva da PF assustar os garotos que mantêm esses sites e fechar seus endereços para sempre é alta. Baixa é a probabilidade de outros garotos, animados pelo mesmo desafio, não abrirem outros sites para fazer exatamente a mesma coisa.

Pensando do lado prático: a maneira mais fácil e mais efetiva de acabar com os downloads de seriados e a mania de legendá-los a toque de caixa seria trazer para cá os seriados em lançamentos simultâneos, nos mesmos dias em  que eles são lançados nos Estados Unidos.

Assim, todo mundo veria tudo na TV, com as legendas oficiais, ou na web, mas nos conformes - no Terra, por exemplo, que já exibe seriados.  Junto com os programas, o público assistiria também aos comerciais que são a base de sustentação das séries, e todo mundo ficaria feliz.

 Ah, estúdios e produtoras não conseguem legendar os episódios vapt-vupt? Bom, bastar contratar a turma que faz as legendas  por fora atualmente. E um revisor rápido, porque os erros de português dessas traduções não são brincadeira.  

 O que não é realista é misturar essa garotada que traduz seriados e distribui legendas gratuitamente com grupos criminosos que exploram comercialmente, aos milhões, cópias ilegais de grandes sucessos de Hollywood.

 Esses são dois assuntos diferentes, que pedem abordagens diferentes. Que ambos sejam tratados como caso de polícia só mostra o quanto a P

Nenhum comentário: